quarta-feira, 20 de outubro de 2010

No livro “Bíblia da Mídia Social”, Evo Terra coautor de “Podcasting for Dummies” fala sobre como fazer podcasts.



O Capítulo 11 do livro Bíblia da Mídia Social explica como fazer podcasts e traz uma conversa com Evo Terra.  Abaixo um trecho desta conversa.

Visão de Especialista
Evo Terra

Bem, tem muita informação por aí sobre como começar um podcast, e a declaração mais comum é: “Apenas comece e descubra conforme vai seguindo”. E não é um mau conselho para alguns amadores que só querem jogar na mídia. Mas para empresários – e para aque les que realmente querem entrar para chamar a atenção – sugiro que tomem um caminho diferente.

A primeira coisa que gostaria de sugerir para as pessoas interessadas em fazer podcasts é: faça seu dever de casa. Sabe, descubra se existem outras pessoas na área em que você está se metendo. A maioria dos empresários não vai dizer: “Eu quero abrir um quiosque de sorvetes”, sem ter algum conhecimento do mercado de sorvetes. Você tem que saber o que o está levando a entrar nisso, mesmo se você não tiver idéia de como conduzir um quiosque de sorvetes, você pode, pelo menos, saber o que o negócio é.

A mesma coisa vale para fazer podcasts. Você pode descobrir o que a concorrência está fazendo, se você quiser pensar nisso como concorrência. Eu não. Eu uso a palavra porque todos nós entendemos. Mas, ao menos, entender que está competindo com o tema do seu podcast pelo tempo das pessoas; e os outros tipos de mídia estão fazendo a mesma coisa, só que não na forma de podcast. Sejam eles rádio, ou um áudio livro, sabe, compreender o que seus ouvintes estão propensos a querer ouvir. Empenhe-se nisso...

Eu poderia continuar por dias nesse o que não fazer, à medida que vou me lembrando, você sabe, não existe uma maneira certa de fazer as coisas, mas existem muitas maneiras erradas. Há uma grande quantidade de livros de dicas e conselhos por aí que vai dar a você algumas sugestões; mas uma das coisas sobre a qual acho que eu avisaria as pessoas é que, uma vez que estamos falando sobre este conteúdo gerado pelo usuário dos podcasts, aqueles amadores que não tiveram muita experiência com as ferramentas estão entrando no espaço.

Tem muita gente por aí avisando que o conteúdo é o mais importante, e não discordo. O conteúdo é rei. Você tem que ter alguma coisa que valha a pena falar e que seja interessante para as pessoas. No entanto, penso que muitas vezes isso vem à custa da qualidade. Na verdade, ouvi mais de uma pessoa sugerir que você não deveria se preocupar com a qualidade do programa, porque é o conteúdo que interessa; e em seguida discutir outras razões por que a qualidade não interessa. E eu só... Tenho que discordar! E tenho que discordar por uma razão. Sei como é fácil fazer seu podcast parecer profissional.

Existem algumas ferramentas por aí. Recomendo que nenhum novato em fazer podcasts saia gastando quantidades loucas de dinheiro. Na verdade, você deve gastar o mínimo possível. Faça download do Audacity. É um software gratuito para gravação de áudio. Ele funciona tanto no sistema PC quanto no Macintosh, e é, pelo que pude estimar, o que 50% dos podcasters usam ainda hoje. Eu continuo a usar o Audacity. É gratuito, é simples e faz praticamente tudo o que você vai querer fazer no seu nível.

0 comentários: