sexta-feira, 23 de julho de 2010

Afinal, o que é mídia social?



Mídia social é um daqueles termos que muitas pessoas pensam que deveriam conhecer porque combina duas palavras familiares. Você sabe o que significa social. Afinal, as pessoas são seres sociais, interagem entre si. Ser social é uma coisa desejável.

Enquanto a palavra mídia evoca imagens de empresas de notícias, ela também traz à tona os meios pelos quais as notícias são entregues: via impressão, áudio, vídeo e fotografias. Cada um desses é um meio importante utilizado para envolver o público, ao contar uma estória atraente ou compartilhar notícias importantes.

A tecnologia moderna aumentou a quantidade de informação disponível para compartilhar e tem permitido que todos participem na criação e no fornecimento de informações aos familiares, amigos e colegas. Todos podem agir como jornalistas ou peritos de mercado. Ou seja, você pode tirar algumas fotos de um novo carro híbrido esportivo ainda no showroom e enviá-las para seu irmão que está tentando reduzir as pegadas de carbono.

Assim, mídia social significa possibilitar conversas. Sob a perspectiva de negócios, significa também as formas pelas quais essas conversas podem ser solicitadas, promovidas e rentabilizadas. Se você tem um grande produto ou serviço em busca de mais clientes, você quer pessoas falando sobre você. Não há nada como o boca a boca para impulsionar seus negócios.

Existem milhares de ferramentas de mídia social – e mais a caminho – que permitem a comunicação entre as massas de pessoas com acesso à internet. No livro A Bíblia da Mídia Social, você vai aprender mais sobre as funções da mídia social e ser capaz de explorar os aplicativos associados a elas com mais detalhes.

Considerando algumas das recentes tentativas de categorizar a mídia social, os autores decidiram apresentar um sistema de classificação de 15 categorias, relativamente simples, a saber:
  1. Redes sociais
  2. Editoração
  3. Fotos
  4. Vídeos
  5. Áudio
  6. Microblog
  7. Livecast
  8. Mundos virtuais
  9. Jogos
  10. Aplicativos de produtividade
  11. Agregadores
  12. RSS
  13. Buscas
  14. Celulares
  15. Interpessoal

É muito provável que você pertença a várias comunidades, e se você já usou o computador ou o celular para ler um blog, assistir a um vídeo no YouTube, ouvir um podcast ou enviar uma mensagem de texto para outros membros de seu grupo ou comunidade, você já se aventurou no ecossistema da mídia social.

Deixo aqui alguns questionamentos. Para você, há fronteiras para a interação? Você acha que a internet modificou a forma como as pessoas se relacionam? Na sua opinião, a internet criou uma nova forma de as empresas se relacionarem com os clientes?

3 comentários:

Adir M. de Moraes disse...

Conheço o conteúdo desse livro na versão americana. Que bom que tem em português também. O mercado brasileiro agradece.

Monica Loureiro disse...

Adorei a idéia de aprender mais sobre isso lendo textos leves e agradáveis como este...

Leci Irene disse...

Realmente, muita coisa para ler, aprender e.. aplicar. Devagar vou tomando ciência.
Abraços