quinta-feira, 29 de julho de 2010

O ecossitema da Mídia Social



Milhares de ferramentas de mídia social estão disponíveis para ajudar as pessoas a compartilhar informações e transmitir seus sentimentos, crenças e atitudes. Neste momento, não há nenhum sistema de classificação universalmente aceito para as ferramentas e aplicativos de mídia social. Considerando algumas das recentes tentativas de categorizar a mídia social, os autores decidiram apresentar no livro A Bíblia da Mídia Social um sistema de classificação de 15 categorias, relativamente simples, que facilitará falar sobre o ecossistema da mídia social.

Ao considerar esse sistema de classificação, tenha em mente que a mídia social é orientada por texto, fotos, vídeo, áudio e ambientes simulados. O objetivo de toda a mídia social em um contexto de negócios é envolver as pessoas. Como um lembrete, as quatro principais formas de envolver as pessoas por meio da mídia social são as seguintes:
  1. Comunicação
  2. Colaboração
  3. Educação
  4. Entretenimento
Categoria 1: REDES SOCIAIS
Muitas pessoas confundem os termos rede social e mídia social, muitas vezes utilizando-os alternadamente. Eles não significam a mesma coisa. O primeiro é uma categoria do último. As ferramentas de redes sociais permitem permitem compartilhar informações sobre si mesmo e sobre seus interesses com amigos, colegas de profissão e outros. A maioria delas permite que você crie um perfi l e coloque conteúdo (texto, áudio, vídeo, fotos) ou crie links para as coisas que correspondam às suas áreas de interesse ou de especialização. Exemplos:
  • Bebo
  • Facebook
  • Fast Pitch!
  • Friendster
  • Gather.com
  • KickApps
  • LinkedIn
  • MOLI
  • MySpace
  • Ning
  • Orkut
  • Plaxo
Categoria 2: EDITORAÇÃO
Independentemente do negócio em que está, se você utiliza qualquer aplicativo baseado na Web para envolver seus funcionários, clientes atuais ou potenciais, então você é, até certo ponto, um editor. Editoração é uma categoria bastante ampla que inclui ferramentas que facilitam campanhas de email, blogs e wikis. Há ainda ferramentas que ajudam a gerenciar o seu conteúdo online. Exemplos:
  • Blogger.com
  • Constant Contact
  • Joomla
  • Knol
  • SlideShare
  • TypePad
  • Wikia
  • Wikipedia
  • WordPress
Categoria 3: COMPARTILHAMENTO DE FOTOS
A capacidade de arquivar e compartilhar fotos pode ser muito valiosa para o seu negócio. Uma oficina de reparos de colisões em Omaha, Nebraska, usa uma dessas ferramentas para enviar e receber imagens de partes específicas e de trabalhos em andamento de seus fornecedores e clientes. Eles também podem arquivar imagens dos trabalhos difíceis de reparo para uso educativo futuro com clientes e agentes de seguro. A habilidade de usar as fotos para se comunicar, colaborar e educar ajudou a loja a obter aumento na eficiência e nos lucros. Exemplos:
  • Flickr
  • Photobucket
  • Picasa
  • Radar.net
  • SmugMug
  • Twitxr
  • Zooomr
Categoria 4: ÁUDIO
A capacidade de baixar e transportar milhares de horas de músicas, podcasts e outros programas em um dispositivo que cabe dentro de um bolso da camisa é verdadeiramente espantosa. Graças a um grupo de dedicados criadores de podcasts, agora você pode, por exemplo, fazer visitas autoguiadas a vários museus, baixando um tour de áudio antes de sair de casa. Na verdade, o áudio incentiva as pessoas a movimentar-se e tem certas vantagens sobre ferramentas baseadas em texto e até mesmo em vídeo. É improvável que você vá ler alguma coisa ou ver em vídeo enquanto estiver correndo, mas o áudio é o companheiro perfeito. Exemplos:
  • iTunes
  • Podbean
  • Podcast.net
  • Rhapsody
Categoria 5: VÍDEO
Se uma imagem vale mais que 1.000 palavras, qual é o valor do vídeo? Notícias, esportes, entretenimento ou mesmo infomerciais já podem ser vistos em seu computador ou celular. Além do mais, com a capacidade de vídeo em seu celular, você pode capturar e compartilhar momentos e eventos com outras pessoas. Exemplos:
  • Brightcove
  • Google Video
  • Hulu
  • Metacafe
  • Viddler
  • YouTube
No próximo post, falaremos sobre mais cinco categorias que envolvem o ecossistema da mídia social. Lembre-se: no livro A Bíblia da Mídia Social, que será lançado em agosto, são listadas 15 categorias. Enquanto isso, divida conosco as suas experiências. Das ferramentas listadas aqui, de quais você lançou mão para uso pessoasl ou profissional? Você já utilizou alguma destas ferramentas para adquirir um produto, serviço ou informação?

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