segunda-feira, 26 de julho de 2010

Empresas estão perdendo oportunidades nas redes sociais



As empresas que deixam de utilizar as redes sociais para alcançar clientes e funcionários estão perdendo oportunidades de negócios, segundo o novo estudo da Siemens Enterprise e do Yankee Group sobre a importância das mídias sociais nas comunicações entre empresas e clientes. De acordo com o levantamento, a grande maioria dos funcionários e consumidores, especialmente a nova geração, prefere utilizar redes sociais para as comunicações corporativas.

Para se ter uma idéia do tamanho deste mercado, o Ibope realizou pesquisa que indica que 87% dos internautas brasileiros utilizam ao menos uma rede social, dos quais 1/3 dos usuários também participa para buscar oportunidades de trabalho.


Confiança
O estudo Siemens Enterprise e do Yankee Group destacou que 70% dos consumidores gostariam de ter acesso a especialistas e suporte via canais de mídia social e confiam nas informações que recebem das empresas por meio de suas redes sociais.

Cerca de 60% dos clientes acreditam que a divulgação da empresa via mídia social aumentaria a confiança que eles têm nela. A maioria acha que as empresas deveriam monitorar as mídias sociais para receber feedback de clientes.

Aproximadamente 70% dos funcionários consideram que precisam de ferramentas melhores para rastrear e gerenciar a mídia social para os negócios e gostaria de contar com a capacidade de iniciar uma sessão de webconference automaticamente a partir de um chat no trabalho e convidar contatos pessoais e profissionais.

“A medida que a mídia social é adotada pelo contact center e se integra aos recursos de comunicações unificadas e de colaboração, as organizações podem aprimorar as interações com os clientes e melhorar a produtividade e colaboração dos funcionários”, explica Zeus Kerravala, vice-presidente sênior de pesquisa corporativa do Yankee Group.

Texto retirado de Decision Report.

O assunto pode nos render alguns bons questionamentos e troca de experiências. Você já recorreu à assistência técnica de produtos ou serviços via mídia social? A solicitação foi atendida e conluída? Seu problema foi resolvido? Você tem o hábito de fazer negócios via mídia social? Vale desde a compra de uma pizza a reclamação com o banco sobre as taxas cobradas pela instituição. Que avaliação você faz dos atendimentos que recebeu?

1 comentários:

Janinha Maciel disse...

Mais uma seguidora..
Gostei da postagem bem rica em informaçoes...