sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cinco categorias do ecossistema da mídia social: microblog, livecast, mundos virtuais, jogos e aplicativos de produtividade


No post de ontem nós apresentamos cinco categorias do ecossistema da mídia social e exemplos das respectivas ferramentas que as compõe. No total, são 15 as categorias sugeridas por Lon Safko e David K. Brake, autores do livro A Bíblia da Mídia Social, que será lançado em agosto no Brasil. A seguir, apresentamos mais cinco categorias.


Categoria 6: MICROBLOG
Se você pode comunicar algo importante ou significativo em menos de 140 caracteres, microblogging é uma categoria que você vai querer explorar. Exemplos:
  • Plurk
  • Twitter
  • Twitxr
Categoria 7: LIVECAST
Esta categoria engloba rádio na Internet e outros aplicativos que permitem um fluxo de transmissão ao vivo para uma audiência ou uma rede social. Exemplos:
  • BlogTalkRadio
  • Live 365
  • Justin.tv
  • SHOUTcast
  • TalkShoe
Categoria 8: MUNDOS VIRTUAIS
Se, por qualquer razão, você já desejou ser alguém ou de alguma coisa, então pode valer a pena considerar um mundo virtual. Algumas empresas estão criando lojas virtuais numa tentativa de fazer comércio em um mundo virtual. Não é bem a experiência que você encontra a bordo da Nave Estelar Enterprise da ficção, mas passa perto. Exemplos:
  • Active Worlds
  • Kaneva
  • Second Life
  • There
  • ViOS
Categoria 9: JOGOS
Jogos e mundos virtuais têm algumas coisas em comum, mas o que os diferencia é a noção de cooperação e de competição que é a base dos jogos. Os jogadores passam horas jogando em ambientes onde conversas e experiências compartilhadas com outros jogadores, atravessando fusos horários e até mesmo continentes, são comuns. Não surpreendentemente, muitos fabricantes de jogos agora oferecem oportunidades de fazer merchandising e publicidade dentro de seus jogos. Exemplos:
  • Entropia Universe
  • EverQuest
  • Halo3
  • World of Warcraft
Categoria 10: APLICATIVOS DE PRODUTIVIDADE
Esta é uma categoria que engloba quase tudo, mas o denominador comum entre as ferramentas que aqui habitam é que elas aumentam a produtividade de negócios de uma maneira ou de outra. Ao contrário de muitas ferramentas no ecossistema da mídia social, que foram criadas para compartilhar informações pessoais, as ferramentas desta categoria são aplicativos sérios de negócios. Exemplos:
  • Acteva
  • AOL
  • BitTorrent
  • Constant Contact
  • Eventful
  • Google Alerts
  • Google Docs
  • Google Gmail
  • MSGTAG
  • ReadNotify
  • Survey Monkey
  • Tiddlywiki
  • Yahoo!
  • Zoho
  • Zoomerang
Compartilhe suas experiências conosco. Quais destas ferramentas você já conhecia? Quais destas você já utiliza?

0 comentários: