sábado, 31 de julho de 2010

Agregadores, RSS, buscas, celulares e interpessoal



Hoje vamos apresentar a terceira e última parte das categorias do ecossistema da mídia social e algumas das respectivas ferramentas. No livro A Bíblia da Mídia Social, que será lançado em agosto no Brasil, você vai encontrar informações mais detalhadas sobre as táticas de cada uma, uma descrição concisa dessas categorias e suas ferramentas representativas das ferramentas mais comuns.

Vamos às cinco categorias restantes:

Categoria 11: AGREGADORES
As ferramentas nesta categoria ajudam você a reunir, atualizar e armazenar informações de fácil acesso. Além disso, alguns agregadores alavancam a sabedoria da multidão e dizem a você o que outras pessoas estão dizendo sobre um determinado produto, serviço ou marca. Elas podem ser excelentes para capturar inteligência de mercado. Exemplos:
  • Digg
  • FriendFeed
  • Google Reader
  • iGoogle
  • My Yahoo!
  • Reddit
  • Yelp
Categoria 12: RSS
RSS é uma sigla para Rich Site Summary. Uma grande quantidade de alterações nos conteúdos da web. As ferramentas desta categoria automaticamente vão alimentá-lo com o conteúdo atual dos websites que são mais críticos para as suas necessidades de negócio. Poderia ser de um blog sobre um segmento de negócio, as estatísticas postadas no site de um concorrente ou informações do site de uma entidade governamental. Exemplos:
  • Atom
  • FeedBurner
  • PingShot
  • RSS 2.0
Categoria 13: BUSCAS
Em poucos anos, o Google se tornou sinônimo de fazer buscas e pesquisas na Internet. Se as pessoas estão usando ferramentas como o Google para encontrar pessoas, lugares e coisas que são interessantes, essenciais ou desejáveis, e você tem um produto ou serviço relevante, então você precisa saber algo sobre as ferramentas nesta categoria. Exemplos:
  • EveryZing
  • Google Search
  • IceRocket
  • MetaTube
  • Redlasso
  • Technorati
  • Yahoo! Search
Categoria 14: CELULARES
O celular está se tornando rapidamente o aparelho mais importante que você pode possuir. Na verdade, muitas das ferramentas de outras categorias no ecossistema da mídia social podem ser acessadas pelo aparelho, e ainda existem ferramentas específicas que tornam seu celular um aliado de negócios dos mais poderosos. Exemplos:
  • airG
  • AOL Mobile
  • Brightkite
  • CallWave
  • Jott
  • Jumbuck
  • SMS.ac
Categoria 15: INTERPESSOAL
As ferramentas nesta categoria facilitam a comunicação e colaboração pessoa a pessoa (P2P). Para os leais aficcionados em mídia social, muitas delas não fazem parte do ecossistema, mas se você está no negócio de gestão de pessoas, processos ou produtos, você precisa estar ciente a respeito delas. Exemplos:
  • Acrobat Connect
  • AOL Instant Messenger
  • Go To Meeting
  • iChat
  • Jott
  • Meebo
  • Skype
  • WebEx

As diversas ferramentas listadas nas 15 categorias do ecossistema da mídia social mostram que há, para você e sua empresa, uma oportunidade a explorar e experimentar. Felizmente, este é um dos objetivos do livro A Bíblia da Mídia Social, que será lançado em agosto no Brasil: ajudá-lo a levar algumas dessas ferramentas para um test drive, antes de fazer delas uma parte da estratégia de sua empresa.

0 comentários: