terça-feira, 27 de julho de 2010

É tudo uma questão de envolvimento



Antes de iniciar e certamente para continuar uma conversa, você tem de envolver o seu público. Se você está nos negócios, o teste decisivo para uma ferramenta ou aplicativo de mídia social é simples: permitir-lhe interagir com clientes ativos e potenciais, colaboradores e outras partes interessadas, facilitando uma ou mais das seguintes situações:
  • Comunicação
  • Colaboração
  • Educação
  • Entretenimento
Vamos dar uma rápida olhada nestas quatro categorias de envolvimento e conferir uma amostra de algumas das ferramentas de mídia social associadas a elas.

COMUNICAÇÃO: se você enviou um e-mail recentemente, você se comunicou. Se você já usou o
Twitter para espalhar uma breve mensagem de texto para um grupo de amigos ou colegas, você lançou mão de um meio social específico para se comunicar. O livro A Bíblia da Mídia Social destina-se a familiarizá-lo com o fato de levar seu negócio ao próximo nível, a partir de uma perspectiva da mídia social.

COLABORAÇÃO: Se você participou de uma sala de bate-papo ou um fórum de discussão, você já experimentou a colaboração em algum grau. Há, no entanto, várias fer ramentas de mídia social destinadas a promover a colaboração entre equipes de trabalho, compradores e vendedores, empresas e clientes. Wikipedia, eBay e Gather.com são exemplos de aplicações e empresas que oferecem um meio de colaboração.

EDUCAÇÃO: educar seus clientes e treinar seus funcionários podem ser importantes para o sucesso do seu negócio. Diversas ferramentas de mídia social tornam o processo de ensino mais fácil e mais dinâmico. Se você já baixou músicas do iTunes, da Apple, sabia que pode também fazer download de palestras de nível universitário sobre uma vasta gama de tópicos? Há seminários virtuais e aulas sendo realizadas no Second Life. Alguns experientes corretores de imóveis estão usando os blogs para mostrar aos potenciais compradores as escolas, igrejas e restaurantes na comunidade.

ENTRETENIMENTO: tradicionalmente, alguns dos melhores anúncios publicitários na televisão são muito divertidos e bastante eficazes na venda de produtos e serviços, mas também são caros para produzir e transmitir. Não é assim no novo mundo da mídia social. Com uma rápida busca no YouTube, usando a frase “Blendtec iPhone”, você vai ver como o CEO de uma empresa que fabrica liquidificadores (sim, o aparelho de cozinha) foi capaz de aumentar drasticamente as vendas disparando uma série de vídeos que o mostram alimentando com diferentes objetos seu potente liquidificador – objetos que incluem um iPhone da Apple.

Se você é parte de uma empresa que tem mais de duas ou três pessoas que fazem o negócio funcionar, separe alguns minutos para responder à seguinte pergunta:
  • As pessoas na sua empresa seriam mais eficazes se pudessem se comunicar umas com as outras de forma mais rápida e precisa?
Se a sua companhia tem clientes, investidores ou vendedores, e a maioria tem, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
  • Eu tenho um forte relacionamento com eles?
  • Eu sei seus nomes, suas preferências e suas necessidades com relação aos produtos ou serviços da minha empresa?
  • Eles aceitariam uma oportunidade de ajudar a melhorar os produtos ou serviços da minha empresa?
  • Meus produtos ou serviços criam uma oportunidade para eles se entreterem ou divertirem-se?
  • Eu faço, atualmente, algo para educá-los sobre o uso ou valor de meus produtos ou serviços?
  • Se solicitados, eles recomendariam com gosto os meus produtos ou serviços a um amigo?
Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, você precisa aprender mais e experimentar as ferramentas de mídia social. Para que sua empresa seja eficaz, é preciso considerar os métodos de se comunicar, colaborar, educar e entreter internamente. Para maximizar seu impacto com clientes atuais e potenciais, você precisa entender como empregar estratégias específicas de mídia social em um esforço para influenciar as conversas sobre a sua empresa.

1 comentários:

Celia Rodrigues disse...

Assuntos de extremo interesse e que nos ajudam a transitar melhor nesse imenso universo que é a internet. Já estou devorando!