sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como utilizar as redes sociais no trabalho

 Cada vez mais, as redes sociais extrapolam o contato com os amigos e a simples diversão e se tornam relevantes como fontes de informação e manutenção do relacionamento (networking). Por isso, o seu uso começa a ser importante também profissionalmente, pois é comprovado que elas podem aumentar a produtividade.

Nesse cenário, é natural que você, no papel de funcionário, se torne fonte de informações da sua empresa e das marcas de seus produtos e serviços. Porém, para você utilizar todo esse potencial, é preciso saber usar essas ferramentas da forma correta, respeitando as políticas da sua empresa e também preservando a sua própria imagem, tanto pessoal quanto profissional.

O consultor norte-americano Chuck Cantrell, especialista em CRM e mídias sociais, escreveu um interessante artigo sobre comportamento em redes sociais para o portal Social Media Today. As práticas citadas por ele têm muito do que nós costumamos passar para os nossos clientes, por isso achamos importante compartilhá-las com você:


1) Procure ter o que dizer
Uma ótima maneira de associar o que você diz na internet aos produtos e serviços de sua empresa é criando um projeto editorial e planos de pautas. A plataforma Wordpress, por exemplo, oferece o plugin Editorial Calendar que pode ajudá-lo em parte dessa tarefa. Planejar os textos e datas a serem publicados no seu blog ou Twitter pode ser mais fácil do que parece, basta um pouco de organização e disciplina. A importância do planejamento é notável.

Vamos tomar como exemplo um de nossos clientes, o home broker Link Trade, para o qual desenvolvemos um blog e toda a presença online. A intenção era de se aproximar de um público já existente, que gosta de investir e usa a internet. Com o conhecimento dos especialistas do home broker, aliado ao da Polvora!, foi possível atender a esse público e, ao mesmo tempo, falar de temas mais abrangentes. Assuntos como economia, tendências, finanças pessoais, fazem com que o blog seja interessante a diversos tipos de leitores, atendendo tanto às expectativas do cliente como do público-alvo. Isso fez com que os acessos aumentassem, gerando um retorno positivo e tornando o blog um importante canal-eixo para a comunicação da marca.

2) Na dúvida, apenas observe
Discussões acontecem a todo momento na internet, é preciso resistir à tentação de alimentá-las. Aguarde com cautela o momento certo para participar de conversas mais acaloradas, enquanto direciona sua atenção para entregar conteúdo relevante a seu público. Se for falar sobre um assunto muito presente na mídia, procure trazer um ponto de vista diferenciado.

Utilizamos o conhecimento técnico e especializado do home broker Link Trade para acrescentar aspectos relevantes às discussões do momento. Um exemplo disso foi nosso post que fala como calcular o imposto de renda sobre as ações. Analisamos junto ao setor de atendimento do home broker que essa é uma dúvida comum, que não pareceu ser bem respondida em outros canais. Transformamos a explicação detalhada do especialista em algo mais simples e compreensível.

3) Peça ajuda, se for preciso
Às vezes temos algo a dizer, mas não sabemos se a informação será passada da melhor maneira. Caso precise se expressar por escrito, não há problema em recorrer a uma ajuda para transformar suas anotações e linha de pensamento em palavras, usando a linguagem e o direcionamento mais adequados.

O Link Trade possui profissionais bastante qualificados e, como toda boa empresa, entende seu público melhor do que ninguém. Mas o know how para se comunicar com esse público nas mídias sociais, utilizando formatos e linguagens adequadas, veio da Polvora! Essa parceria, unindo o melhor de cliente e agência, é o que gera resultado. E em nosso texto sobre a declaração do Imposto de Renda 2010, pudemos fazer uso de nossa rede de relacionamentos, agregando informações de outros blogs relevantes que falam sobre economia e finanças.

4) Tome cuidado com o que disser
É preciso estar sempre preparado para críticas, sabendo escolher bem as palavras, principalmente quando for responder a um comentário. Se for negativo, o melhor é pedir para alguém ler seu texto antes de enviá-lo. Na internet, é preciso pensar e agir profissionalmente na maior parte do tempo. É difícil construir uma reputação profissional, mas reconstruí-la depois de um erro é mais complicado ainda.

Muitas vezes a empresa tem planejamento e foco bem claros, mas ainda precisa de uma estratégia de relacionamento e interação com os usuários. E é aí que entra a agência, com a linguagem mais adequada para falar a um público-alvo determinado, o conhecimento para lidar com essas situações e a inteligência para a criação de uma comunicação consistente e com planos de contigência.

5) Mantenha seu foco
Quem já sabe o que falar, geralmente tem mais facilidade em escrever de maneira clara e objetiva. É aconselhável emitir opiniões e informações no menor número possível de palavras. Para isso, o Twitter é uma ótima ferramenta para exercitar seu poder de síntese! Mas, para que a comunicação de fato aconteça e as pessoas encontrem o que elas estão procurando no seu perfil, é importante separar suas personalidades: formal, informal, técnica… Para falar em nome de uma empresa, tudo precisa ser pensado antes.

O perfil do home broker Link Trade no Twitter usa uma linguagem mais direta e objetiva com foco em seu conteúdo, como se fosse um usuário pessoa física que gosta de investimentos. A linguagem, determinada no projeto editorial, cria uma identificação entre a marca e o público. Com o foco mantido, podemos adequar a marca às necessidades do momento e criar uma identidade no canal.

Muitas vezes é difícil seguir todos os cinco princípios, mas eles podem minimizar diversos problemas de comunicação. A agilidade da informação na internet, muitas vezes, nos obriga a tomar decisões imediatas, que podem ser precipitadas. Há muitas armadilhas em expressar ideias ou compartilhar informações em uma plataforma online, porém, há muito mais a ganhar compartilhando seus pensamentos e ouvindo as respostas que você vai receberer. É preciso ter algo interessante a dizer e estar disposto a ouvir. Você está preparado?

Este texto foi publicado por Adriano Trotta no blog Pólvora.

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