sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A mídia social é perturbadora


Mídia social é um fator problemático para muitas organizações. Ela permanecerá um mistério para muitos até que se torne um lugar-comum, da mesma forma que uma torradeira e um micro-ondas são comuns na sua cozinha. O fato é que muitas pessoas vão achar difícil entender o que ela é e como seu funcionamento cria uma oportunidade para aqueles que se mexerem antes. As pessoas se sentiram da mesma maneira com relação às ferrovias, ao telefone, aos automóveis e aviões. Estas foram tecnologias perturbadoras também. A maioria das pessoas tende a evitar e até mesmo temer o que elas não entendem. Elas estão dispostas a deixar outras pessoas irem primeiro – a estratégia definitiva de mitigação do risco.
Não cometa esse erro: a mídia social já está redefinindo a maneira como as pessoas vivem e fazem negócios. Você não tem de ser um mago da técnica para aproveitar as oportunidades de negócios que a mídia social cria. A história já nos mostrou isso.
Por exemplo, não era necessário compreender como o motor de uma locomotiva a vapor funcionava para ver que a ferrovia mudaria a maneira como as pessoas vivem e fazem negócios. Como resultado, as pessoas e instituições que construíram as ferrovias ganharam um monte de dinheiro, assim como as que fabricavam locomotivas e as que fabricavam os vagões – como fizeram os empresários e donos de empresas que compraram propriedades e estabeleceram-se nas cidades cujo destino foi mudado para sempre com a chegada das ferrovias.

Você não tinha de entender a física do voo para ver que os aviões iriam mudar fundamentalmente o mundo. As empresas que fabricavam aviões fizeram um monte de dinheiro, assim como as que produziam as malas, as que iniciaram agências de viagens ou que escreveram guias de viagem sobre locais exóticos. E não se esqueça das locadoras de automóveis, como a Hertz, e as transportadoras de cargas aéreas como a FedEx. Esses são exemplos de empresas que levaram o tempo necessário para compreender as implicações e aplicações comerciais de uma tecnologia nova e, então, encontraram, preencheram ou criaram um nicho lucrativo associado a essa tecnologia.

Encontre e explore seu nicho
Se você fizer de seu objetivo compreender a mídia social no contexto do seu negócio atual, experimentar um pouco, aproveitar seu impressionante poder, fazê-la trabalhar para você, suas chances de alcançar o sucesso vão aumentar dramaticamente. Você pode, no entanto, ver uma oportunidade de usar a mídia social para criar um novo tipo de negócio. O forno de micro-ondas foi inventado quando cientistas e técnicos, utilizando a tecnologia de micro-ondas em laboratório, descobriram que poderiam esquentar e cozinhar coisas. Não demorou muito para alguém notar que um padrão de mudança social das famílias atarefadas e com duas rendas poderia criar um mercado para a economia de tempo obtida com a utilização do forno de micro-ondas. Como o uso deste tornou-se generalizado, alguém estabeleceu o conceito da pipoca de micro-ondas. Você entendeu a ideia.
Provavelmente há um nicho para você em algum lugar no ecossistema da mídia social.

A fórmula do sucesso: experimentar e explorar
Alguém pode garantir o seu sucesso com a mídia social? Claro que não, mas aqui está sua alternativa: assuma uma postura de “esperar para ver” e não faça nada. Talvez seja tudo apenas uma novidade, algo de vida curta como o telégrafo ou a mania das rádios cidadão  dos anos 1970.

Cada época na história dos negócios tem fornecido grandes oportunidades para a primeira onda de exploradores, pesquisadores e investidores. Aqueles que vêm na segunda onda fazem alterações estratégicas e táticas baseadas nas experiências dos pioneiros, obtendo geralmente muito sucesso. Algumas vezes, aqueles que vêm na terceira onda são capazes de fazer adaptações adicionais ou encontrar pequenos nichos inexplorados.
Mas e aqueles da quarta onda? Eles normalmente ficam para trás e acabam se perguntando o que aconteceu.

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