quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Visão do Especialista: Vinton Cerf, vice-presidente do Google e pai da internet

A livro A Bíblia da Mídia Social, lançado durante a abertura da 21a. Bienal do Livro 2010 (vai até o dia 22), traz entrevista com o vice-presidente e Evangelista Chefe de Internet para o Google, Vinton G. Cerf. Conhecido como "Pai da Internet", Vint projetou, juntamente com Robert Kahn, os protocolos TCP/IP e a arquitetura básica da internet. Hoje ele é responsável pela identificação de novas tecnologias e aplicativos na internet e em outras plataformas para o Google.


Na entrevista concedida a Lon Safko e David K. Brake, autores do livro A Bíblia da Mídia Social, Vint Cerv falou sobre as mudanças na forma de utilizar a internet, controle, censura e tecnologia. Confira alguns trechos da entrevista:
"Certamente foi uma surpresa para mim que os usuários da Internet, os consumidores de informação, tenham se tornado agora os produtores de informações na rede (...) Nestes meios, é possível ser abusivo, e estou muito preocupado com o efeito colateral das intimidações virtuais e coisas desse tipo. Algumas pessoas têm manifestado desconforto com o fato de que toda e qualquer coisa pode ser expressa na Internet, incluindo informações negativas... independentemente de ser real ou não".

"Há lugares no mundo que tentam ativamente controlar o acesso e uso da Internet. Você vai encontrar isso em toda parte. Um dos maiores desafios, eu acho, é que não importa que posição você tome em relação ao uso, o problema é que se a sua posição for diferente da visão de alguns outros países, não há nada que possa fazer para impor sua opinião, e vice-versa. E assim, então, você entra nesta questão de 'Sob minhas regras meu cidadão foi atacado por uma pessoa de outro país e estou procurando algum tipo de compensação'. Você não será capaz de lidar com esses problemas a menos que haja mais acordos comuns sobre o que é ou não é um comportamento aceitável na Internet"

"Houve alguma discussão sobre as fases anteriores da Internet como a 'Internet para todos' e agora se tornando 'Internet para tudo'! E realmente acredito nisso. Acho que as redes de sensores, instrumentos, coisas em casa, no escritório, no automóvel, e que você carrega por aí serão 'habilitados para a Internet' e isso nos permite gerenciá-los melhor.

A íntegra da entrevista pode ser conferida no livro A Bíblia da Mídia Social, vendido nas principais livrarias do país. Confira algumas delas aqui.

0 comentários: