terça-feira, 17 de agosto de 2010

Redes sociais ajudam empresas a criar empregos

As redes sociais já são ferramentas importantes para ajudar muitas empresas a vender mais. Agora estão ajudando a criar empregos também.


Ninguém precisa esconder do chefe que está navegando pela internet. Afinal, é o trabalho delas. A maior rede de varejo do Brasil contratou um grupo para acompanhar o que os clientes estão dizendo nas redes sociais.

"A gente consegue ver aquilo que agrada mais, aquilo que agrada menos e conseguir pautar os nossos serviços, nossos produtos, para o que nosso consumidor quer, que é a razão da gente ser", explica a gerente Andréa Dietrich.

Com muitos elogios, uma linha de produtos vai aumentar em breve. Agora, o trabalho desses consultores digitais também serve para evitar que informações negativas provoquem crises.

"Às vezes se a gente não está monitorando, por acaso não viu, quando você vê já tem um monte de gente 'retweetando' uma informação que não necessariamente é verdadeira. Então se não age rápido, a coisa cresce bastante", afirma a consultora digital, Nathália Homem de Mello.

O nome varia de empresa para empresa. Consultor digital, animador de redes sociais, analista de mídias sociais. Mas o trabalho é o mesmo: monitorar o que estão falando da empresa na internet e fazer com que falem bem.

O jornalista Rafael Ferreira de Matos é quem ocupa o cargo em uma das maiores imobiliárias do país. Para resolver o problema de uma cliente que tinha postado uma reclamação, ele apelou até, para o gosto musical em comum.

"Por acaso ela gosta de uma banda que eu também gosto. Para a gente deixar a conversa mais descontraída, eu citei a banda. Ajudou a resolver o problema e ajudou a imagem da empresa ficar positiva".

Uma faculdade de São Paulo até abriu um curso de mídias sociais. O coordenador, Eric Messa, explica qual profissional esperar formar.

"Um profissional que seja capaz de identificar o que é dito sobre a marca dentro das redes e transformar essa informação em estratégias que ampliem e difundam a marca, o produto".

Segurança na rede
Lugares como lan house 24 horas são muito procurados por quem usa rede sociais e é preciso ter cuidado ao navegar nessas redes. O perfil do técnico da seleção Mano Menezes no Twitter, por exemplo, foi invadido nesta segunda-feira.

Para evitar a ação de hackers, especialistas em segurança recomendam senhas complexas, com letras, números e símbolos. Outra dica é usar senhas diferentes em cada rede social.

O internauta também deve desconfiar se receber e-mail pedindo para clicar em um link e atualizar dados nessas redes. Esse link pode conter algum programa que rouba as informações digitadas.

Matéria veiculada nesta madrugada, no Jornal da Globo.

1 comentários:

Mônica Plaza disse...

Eu trabalho como analista de rede social e posso garantir que é um mercado que só tende a crescer.

Sou formada em jornalismo e sinto falta de algum curso de pós nessa área. Vocês conhecem algum curso em Brasília?

Obrigada