terça-feira, 3 de agosto de 2010

Uma nova maneira de fazer negócios: diga olá às redes sociais



O mundo está evoluindo rapidamente. Publicidade, mensagens e comportamentos de comunicação estão mudando mais rapidamente do que contamos nossa história. Os consumidores estão ficando indiferentes às nossas velhas mensagens, enquanto a mídia social e a Internet os conectam com informações que ultrapassam nossas custosas estratégias de comunicação de marketing. Mala direta, anúncios e folhetos não se ajustam mais a nós. Pior, eles não estão nem sendo vistos.

REDES SOCIAIS
Uma rede confiável é um grupo de pessoas de pensamento parecido que se reúnem em um lugar comum para compartilhar pensamentos, ideias e informações sobre si próprias. Esses grupos, às vezes, incluem mais de 100 milhões de usuários registrados que hospedam mais de 10 bilhões de fotografias – como com o site de rede social Facebook (www.facebook.com).

Essas redes sociais desenvolvem a confiança que acaba por criar influência entre seus clientes. Ao desenvolver e cultivar as redes, sua organização pode criar uma oportunidade de conquistar a confiança que pode resultar em mais vendas. 

PODEMOS NOS TORNAR RELEVANTES DE NOVO?
Sim! Mas temos de ter uma nova maneira de falar com os nossos clientes. Temos de transformar a maneira como tocamos nossos clientes, e integrarmo-nos à própria essência do que eles fazem todos os dias. Temos de abraçar as redes sociais, as conexões digitais, bem como a experiência on-line e construir uma organização que englobe conversação e transparência. 

COMO NÓS VAMOS FAZER ISSO?
Abraçando as oportunidades que a mídia social nos oferece ao nos conectar aos nossos clientes. Estamos construindo uma cultura na qual comunicar, envolver e admitir as opiniões, positivas e negativas, nos fazem uma empresa melhor.

LIVRO
Você notará um tema comum ao longo dos capítulos do livro A Bíblia da Mídia Social, que será lançado neste mês no Brasil. Ele discute a tendência das pessoas em se reunirem em torno da tecnologia da Internet para trocar informações afins e crescer em redes confiáveis maiores. 

NÚMEROS
Embora o Facebook tenha batido recentemente o MySpace (www.myspace.com), seu site companheiro de redes sociais, pela primeira vez, em tráfego mundial – passando de uma participação de mercado de 14% para pouco mais de 20% no prazo de um ano –, o MySpace ainda tem 122 milhões de visitantes únicos e detém 67,5% do espaço de mercado de redes sociais nos Estados Unidos e se expandindo para além das fronteiras desse país. O MySpace, na América Latina, tem crescido 10% a cada mês e alcançou 6,8 milhões de visitantes – com 30 milhões de visitantes adicionais provenientes da Europa. Globalmente, o tráfego internacional para o site cresceu de 53 milhões para mais de 55 milhões de visitantes únicos, sendo mais de 40 milhões de visitantes só nos Estados Unidos em 2008.

O Facebook está se expandindo da mesma maneira, e cresceu para 29,2 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos, em 2008. O site de rede social para profissionais,  LinkedIn (www.linkedin.com) vem se expandindo a mais de 20%, mês após mês, e atingiu mais de 9,5 milhões de visitantes únicos. Esses números representam um crescimento de 77% para o Facebook e de 187% para o LinkedIn. E a plataforma da comunidade social Ning (www.ning.com) ultrapassou 2,2 milhões de visitantes únicos em 2008 – que chegam a 326% do ano passado, quando começou a oferecer o seu site de crie-sua-própria-rede-social. Em terceiro, quarto e quinto lugares na lista das redes sociais mais populares nos Estados Unidos estão MyYearbook.com, Tagged.com e Bebo.com (este propriedade da AOL) – cada um com 2% ou menos da participação desse mercado nos EUA.

IMPRESSÕES
O fenômeno dos sites de rede social mudou completa e rapidamente o modo como as pessoas interagem – em termos de relacionamentos pessoais e profissionais. E sempre há uma ferramenta que milhões de pessoas, em um lugar ao mesmo tempo, com interesses em comum, estão clamando para usar, e você, como um empresário, precisa entender e ser uma parte disso.

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