quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mapa das comunidades online revela mudanças surpreendentes na Mídia Social

Em 2007, por pura diversão, o site XKCD  produziu um mapa das comunidades online, que representa o tamanho relativo de cada rede social, comparados ao tamanho de determinadas regiões territoriais. O MySpace era enorme, AOL pequeno, e o Facebook menor ainda.

Três anos mais tarde, o site Flowtown criou uma versão atualizada do "mapa" das redes sociais, que reflecte as tendências atuais em 2010.

Com base em dados coletados do Wikipedia, do Wall Street Journal, do Alexa.com, e do Facebook (entre outros sites), cada rede analisada aparece como uma massa de terra no presente "Mapa das Redes Sociais 2010", que é um tributo à versão criada pelo XKCD (e com base em dados mais rígidos do que o original, que foi declaradamente "baseada na vontade do autor do XKCD "). O tamanho de cada região reflete o número estimado de contas de usuário.

O Facebook, com seus 500 milhões de membros, é agora uma presença dominante no mapa. O Twitter e o Habbo (uma rede voltada para adolescentes) vem em seguida e ocupam os maiores territórios seguintes, com 114 milhões e 178 milhões de usuários, respectivamente. A rede MySpace (população : 125 milhões) é identificada como "Antigo Reino do MySpace" no mapa. Apesar de seu grande tamanho, uma nota revela as seguintes informações: "Nem todos os usuários estão ativos".

Próximo ao topo do mapa existe uma grande região denominada "Geleiras da AOL e do Windows Live", ao lado do minúsculo "AIM Tundra". Ainda mais acima, existe a região chamada "Reino das Falecidas Redes Sociais", que inclui Yahoo! 360, Bahu e Soundpedia.

O mapa pode ser visualizado logo abaixo, ou você pode ver uma versão ampliada produzida pelo Flowtown clicando aqui. Role para baixo para ver a versão 2007, então confira as mais nove interessantes mapas de mídia social na web aqui.

2007

2010

Retirado do site The Huffington Post.

0 comentários: