segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lições aprendidas na Starbucks


Poucos consideram que a Starbucks, a empresa com base em Seattle que mudou para sempre a forma como as pessoas veem uma xícara de café, é paranoica. Mas ela é, graças a seus empregados e a um site em forma de blog que permite conversas entre funcionários e clientes. Uma rápida visita ao www.starbuckgossip.typepad.com revela breves recados, reflexões e bravatas sobre as práticas e políticas da empresa, sobre o comportamento do cliente e sobre toda e qualquer coisa que tenha a ver com a cultura da marca única de café que a Starbucks tornou famosa. Não confunda isso com um boletim informativo da empresa.

Você pode ler sobre o barista  da Starbucks de Minnesota que foi demitido por tentar sindicalizar os empregados. Não se preocupe, no entanto: ele conseguiu seu emprego de volta. Segundo foi citado no site, funcionários da Starbucks disseram que a demissão e a reintegração não estavam relacionadas ao esforço de sindicalização. Pode, no entanto, ter tido algo a ver com a cobertura que o evento recebeu no blog de fofocas da Starbucks.

Essa estória demonstra o que os funcionários e os clientes podem fazer quando decidem se juntar para uma pequena conversa sobre a sua empresa. O que a Starbucks aprendeu com essa experiência? Ela recebeu uma lição rápida sobre as três primeiras regras de mídia social para os negócios.

Isso é exclusivo da Starbucks ou acontece em outros lugares também? Está acontecendo em toda parte. Um clique rápido em Glassdoor.com ou Jobschmob.com e você verá funcionários inquietos, furiosos ou cansados do mundo, esbravejando sobre seus patrões e as condições de trabalho em suas empresas. O que você diz dentro de sua empresa nunca está muito longe de se tornar assunto no blog de alguém.

0 comentários: