segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Mídia Social contribui para expansão dos negócios



Com a ampliação da oferta de redes sociais torna-se maior o leque de opções de mídias digitais aos empresários. Sem pagar nada para utiliza-las, elas se transformam em importantes ferramentas de divulgação do produto e de expansão dos negócios. Entretanto, segundo pesquisa recente divulgada pela Associação Comercial de São Paulo, apenas 17% das organizações entrevistadas implantaram estratégias de comunicação em redes como Orkut, Facebook e Twitter.

O mesmo levantamento apontou, ainda, que as companhias do ramo financeiro são as que mais se utilizam das redes sociais: 26% delas estão presentes na rede para manter contato com clientes e divulgar as atividades da empresa frente ao competitivo mercado de ações. Logo depois aparecem as companhias de serviços (21%), de comércio atacadista (17%) e a indústria (15%).

Um canal de comunicação ilimitado entre público e empresa. Esse é um dos mais importantes papéis das mídias sociais para a comunicação corporativa. Entretanto, aprender a usar esse relacionamento é determinante para o sucesso ou o fracasso das ações de marketing digital. Empresas que acompanham as tendências já entendem que, monitorando as redes sociais, é possível antecipar tendências, gerenciar possíveis crises e identificar pontos que precisam ser mudados em sua atuação.

Na internet, os consumidores ganharam uma nova voz. Eles opinam, criticam, elogiam e influenciam diretamente o público a respeito de um produto ou marca. Por isso, as empresas precisam entender a importância de monitorar as redes, avaliando o que está sendo falado sobre sua marca e interagindo com os internautas.

Para adentrar ao mundo das mídias sociais, no entanto, é preciso, em primeiro lugar, tratar os canais disponíveis como canais de comunicação. É necessário estabelecer um padrão de atualização das informações e tem de ter claro o motivo pelo qual optou por esses canais, como por exemplo expor produtos e interagir com clientes. No livro A Bíblia da Mídia Social, que será lançado neste mês no Brasil, você encontra informações detalhadas sobre como ter sucesso nos negócios por meio da utilização da Mídia Social.

0 comentários: